top of page

Monografias, Dissertações e Teses.

 

Os trabalhos de conclusão são parte importante da produção de qualquer grupo de pesquisa acadêmico. São estes trabalhos que tomam boa parte da vida dos pesquisadores ao longo de sua formação inicial.

Parte de nossos estudantes estão vinculados a dois cursos de graduação (Letras e História) e ambos contam com Bacharelados com exigência de apresentação de Monografia.  

Outros de nossos alunos estão vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras (junto ao qual Alexandre Agnolon orienta trabalhos de Mestrado) e ao Programa de Pós-Graduação em História (ao qual estão vinculados Fábio Duarte Joly e Fábio Faversani, ambos orientando no Mestrado e no Doutorado). 

Quando o vínculo do estudante não for com a UFOP, fazemos a indicação. Sendo assim, sempre que não houver indciação de vínculo o aluno está ligado à Universidade Federal de Ouro Preto. 

Na listagem abaixo, os trabalhos que estiverem grifados contêm links para o texto completo. Basta clicar no título para acesssar. 

 

Trabalhos em andamento (16)

 

Monografias (4)

 

CAROLINE MORATO MARTINS. Imagens da Morte no Satyricon. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fábio Faversani.

 

GABRIEL ISMAEL CARRAZZONE LACATIVA. Os temas e motivos da epigramática helenística na Elegia Erótica Romana: o entrecruzamento genérico entre epigrama e elegia e a poética clássica na esteira da emulação. Graduação em Letras. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

GIOVANI SILVEIRA DUARTE. Os Amores de Ovídio na tradução parafrástica de António Feliciano de Castilho (1858). Graduação em Letras. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

MARICE APARECIDA GONÇALVES. A Arte de Amar e a mulher: a codificação erótica ovidiana. Início: 2014. Graduação em Letras. Financiamento: UFOP. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

Dissertações (8)

 

ANA PAULA PINTO DE CARVALHO. As primeiras comunidades cristãs e suas fronteiras sociais: uma análise dos evangelhos canônicos e das Epístolas paulinas. Mestrado em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

CAROLINE COELHO FERNANDES. Religião, imagens e controvérsias: a importância da crise iconoclasta no Império Bizantino e seus fundamentos ideológicos (séculos VIII e IX). Mestrado em História. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

JÉSSICA HONÓRIO DE OLIVEIRA SILVA. Imperium e res publica em Sêneca: fronteiras éticas e políticas. Mestrado em História. Orientador: Fábio Faversani.

 

JOÃO VICTOR LANNA DE FREITAS. Malus princeps optimus princeps: A Imagem de Augusto no principado de Trajano. Mestrado em História. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fábio Faversani.

 

JULIANA DA ROSA. Mostellaria: Tradução do Riso na Comédia do Fantasma de Plauto. Mestrado em Letras. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

PAULO HENRIQUE FRANCO CAVALHEIRO. Ut pictura sermo: a retórica das imagens no Principado de Augusto. Mestrado em Letras. Financiamento: UFOP. Orientador: Alexandre Agnolon. 

 

THIAGO PASCHOAL PERPÉTUO. Saber médico, poder e sociedade no De Medicina, de Aulo Cornélio Celso. Mestrado em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

STEPHANIE MARTINS DE SOUSA. Guerra e autoridade em Procópio de Cesareia: um estudo comparado dos líderes político-militares na História das Guerras. Mestrado em História. Orientador: Fábio Faversani.

 

Teses (4)

 

GUSTAVO HENRIQUE S. DE SOUZA SARTIN. Jordanes e a trajetória dos godos. Doutorado em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

MAMEDE QUEIROZ DIAS. Res publica flaviana: poder, política e espaço público no Império Romano (69 d.C. - 96 d.C.). Doutorado em História. Orientador: Fábio Faversani.

 

SARAH FERNANDES LINO DE AZEVEDO. O adultério, a política imperial, e as relações de gênero em Roma (31a.C. - 68 d.C.). Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Norberto Luiz Guarinello. Co-orientador: Fábio Faversani. NB.: vinculada ao Doutorado em História Social - Universidade de São Paulo.

 

WILLIAN MANCINI VIEIRA. O preço da política: um estudo numismático do Principado de Cláudio. Doutorado em História. Financiamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fábio Faversani.

 

 

Trabalhos concluídos (27)

 

Monografias (20)

 

ANA PAULA PINTO DE CARVALHO. Tornei-me tudo para todos, para salvar completamente ao menos alguns: as ambivalências do discurso paulino em um império multifacetado. Graduação em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

ANTONIO DE OLIVEIRA. O conceito diacrônico do lógos de Heráclito a João. Graduação em Letras. Faculdades Renascentista. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

ERIKA DE OLIVEIRA MEYER. Comédia Latina: a ´mídia´ antiga. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

FÁBIO OLIVEIRA ARAÚJO. Nas entrelinhas da Antigüidade: Tácito e as relações entre imperadores e súditos. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

FLÁVIA FLORENTINO VARELLA. Retórica, historiografia e a imagem imperial nas obras de Tácito. Graduação em História. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fabio Faversani.

 

IURI NUNES. Os sentidos teológicos e políticos do século I para a figura histórica de Jesus. Graduação em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

JOÃO PAULO PEREIRA DE ALMEIDA. No cerne do poder: Um estudo sobre a Corte de Nero. Graduação em História. Orientador: Fabio Faversani.

 

JOÃO VICTOR LANNA DE FREITAS. A personificação do poder imperial: a imagem de Augusto em Tácito. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

LUCAS ALMEIDA DE SOUZA. A representação do Principado de Tibério por Veléio Patérculo. 2010. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

LAURA ZAMUNER VASCONCELLOS. Festa e sociedade na Roma imperial: uma análise dos Fasti, de Ovídio. Graduação em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

LUCIANE MUNHOZ DE OMENA. As estratégias de afirmação social das mulheres no século II d.C. no romance O asno de ouro, de Apuleio. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

MAMEDE QUEIROZ DIAS. O general e o imperador. Relações de poder na luta pela conquista da Armênia durante o principado de Nero. Graduação em História. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fabio Faversani.

 

MARIANA ALVES DE AGUIAR. O general e o Imperador. Relações de poder na luta pela conquista da Armênia durante o Principado de Nero. Graduação em História. Orientador: Fabio Faversani.

 

PAULO HENRIQUE FRANCO CAVALHEIRO. A amplificação da auctoritas na numismática romana da época do Principado de Augusto. Graduação em Letras. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

ROGÉRIO BARRETO SANTANA. Escravidão antiga e moderna nas obras de Joaquim Nabuco e Perdigão Malheiros. Graduação em História. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

SARAH FERNANDES LINO DE AZEVEDO. A proximidade feminina e a imagem imperial: Um estudo das relações de Nero com personagens femininas nos Anais, de Tácito. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fabio Faversani.

 

STEPHANIE MARTINS DE SOUSA. A descrição dos Godos e a justificativa para as guerras de reconquista do imperador Justiniano na Península Itálica (535-554) na obra de Procópio de Cesareia. Graduação em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

VINICIUS ALBANO BLANC FARIAS. Horácio, o poeta do Império: leitura da Epístola I, 2. Graduação em Letras. Orientador: Alexandre Agnolon.

 

WILLIAM MANCINI VIEIRA. Sátira de um mau governante: O olhar de Sêneca sobre o principado de Cláudio. Graduação em História. Financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Boy. Co-orientador: Fabio Faversani.

 

YGOR KLAIN BELCHIOR. Patronato e governo imperial sob Nero, nos Anais, de Tácito. Graduação em História. Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Fabio Faversani.

 

Dissertações (7)

 

DANIELA BARBOSA DA SILVA. Tempo e Memória em Guerra Catilinária e Guerra Jugurtina, de Salústio. Mestrado em História. Orientador: Fábio Duarte Joly. Co-Orientador: Fabio Faversani.

 

DOUGLAS DE CASTRO CARNEIRO. A auto-representação da elite imperial no De Re Rustica de Columella. Mestrado em História. Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

MAMEDE QUEIROZ DIAS. Si unus imperitet: Auctoritas e disputas em torno de consensos em Tácito. Mestrado em HistóriaFinanciamento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Faversani.

 

MARIANA ALVES DE AGUIAR. Etiam specie inanium validus: A imagem de Agrícola e Corbulão na narrativa de Tácito. Mestrado em História. Orientador: Fabio Faversani. Co-Orientador: Fábio Duarte Joly.

 

SARAH FERNANDES LINO DE AZEVEDO. 'Consilium muliebre ac deterius' (Tac. Ann. XVI, 54, 5): interações sociais, personagens femininas e construção da imagem imperial no principado de Nero. Orientador: Fabio Faversani.

 

WILLIAN MANCINI VIEIRA. Imago Claudii: As representações de Sêneca, Tácito e Suetônio sobre o imperador Cláudio e seu principado. Mestrado em História. Orientador: Fabio Faversani.

 

YGOR KLAIN BELCHIOR. Tácito e o principado de Nero. Mestrado em História. Orientador: Fabio Faversani.

 

 

bottom of page