top of page
Fábio Faversani

 

É Professor de História Antiga e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Hitória da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual coordena a Linha 2 (Ideias, linguagens e historiografia). Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela University of Oxford (2003 e 2012-2013). Realizou estágios de pesquisa no Institute of Classical Studies Library, School of Advanced Studies, University of London; na Bibliothèque Gernet-Glotz, École des Hautes Études en Sciences Sociales e na Bereichsbibliothek Altertumswissenschaften, Ruprecht-Karls Universität Heidelberg. Foi secretário geral (2000-2001) e é o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) para o biênio 2014-2015. Coordena o GTHA da ANPUH em Minas Gerais. Seus principais interesses de pesquisa são as relações entre a aristocracia e o poder imperial e as formas de representação literária antigas, especialmente no que se refere ao retrato.

Projeto de pesquisa atual: Literatura e política: construção e difusão do retrato de figuras públicas no mundo antigo. Financiamento: Capes e FCT (Portugal). 

Fábio Duarte Joly

 

É Professor de História Antiga e também atua junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto, do qual já foi Vice-Coordenador. É bolsista de produtividade do CNPq. Antes disso, foi Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia entre 2006 e 2011. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2006). É tesoureiro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) para o biênio 2014-2015. Seu principal interesse de pesquisa é escravidão antiga. 

Projeto de pesquisa atual: A dinâmica da manumissão na Roma antiga e no Império do Brasil: uma abordagem comparada. Financiamento: CNPq. 

Equipe do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano

 

Na listagem a seguir, você encontrará a foto, nome, uma breve apresentação e os links para os curricula Lattes e páginas dos pesquisadores no academia.edu (onde poderá ter acesso a algumas de suas publicações).

Alexandre Agnolon

 

É Professor de Estudos Clássicos do Departamento de Letras e atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É bacharel em Letras com habilitação em Português/Latim (2003) pela Universidade de São Paulo (USP); é Mestre (2007) e Doutor (2013) em Letras Clássicas pela mesma Instituição. Cumpriu estágio técnico-científico na Universidade de Oxford (2012); foi professor pro tempore de Língua e Literatura Latina do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP. 

Projeto de pesquisa atual: A arqueologia do romance: os antecedentes antigos do romanesco.

 

É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. É Mestre (2012); Bacharel (2008) e Licenciado (2008) pela mesma Instituição.

Projeto de pesquisa atual: O preço da política: um estudo numismático do Principado de Cláudio. Financiamento: CAPES

Willian Mancini Vieira

Mamede Queiroz Dias

É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui graduação (bacharel e licenciado - 2012) e mestrado (2014) em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professor substituto de História na Escola Estadual Dom Pedro II, em Ouro Preto, e supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na mesma escola. Ministrou aulas no Grupo de Estudo de Língua Latina, coordenado pelo Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR) em 2011 e 2012. No mestrado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve pesquisa na área de História Antiga, com ênfase no comportamento político senatorial a partir das obras de Cornélio Tácito, que escreveu aproximadamente entre 98 e 120 d.C. 

Projeto de pesquisa atualRes publica flaviana: poder, política e espaço público no Império Romano (69 d.C. - 96 d.C.).

É doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. É Mestre em História (área de concentração: História e Espaços) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É também bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dedica-se à área de História Antiga, sobretudo ao estudo das estruturas políticas da Grécia, da escravidão no mundo greco-romano e da dissolução do Império Romano do Ocidente. Recentemente tem dedicado parte de suas energias à tradução de textos antigos e medievais.

Projeto de Pesquisa atual: Jordanes e a trajetória dos godos.

Gustavo Henrique Soares de Souza Sartin

João Victor Lanna de Freitas

É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado (2013) em História pela mesma Instituição. Participou de projetos de pesquisa de iniciação científica PIP (2010-2012) e PIBIC (2012-2013). Foi professor substituto de História na Escola Estadual Caetano Marinho, em Ponte Nova-MG (2014). 

Projeto de Pesquisa atual: Malus princeps, optmus princeps: a imagem de Augusto no principado de Trajano. Financiamento: CAPES.

Jéssica Honório de Oliveira Silva

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada (2014) e Bacharel (2014) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Participou de projetos de pesquisa como bolsista do Programa de Bolsas de Graduação (PIBEG) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/UFU), participou também do Programa de Mobilidade Internacional da Universidade Federal de Uberlândia, sendo contemplada com uma bolsa de estudos do Banco do Brasil para estudar na Université de Poitiers na França entre setembro de 2012 e junho de 2013. 

Projeto de Pesquisa atualImperium e res publica em Sêneca: fronteiras éticas e políticas. Financiamento: CAPES.

Stephanie Martins de Sousa

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada (2014) e Bacharel (2014) em História pela mesma Instituição.

Projeto de Pesquisa atual: Guerra e autoridade em Procópio de Cesareia: um estudo comparado dos líderes político-militares na História das Guerras. 

Ana Paula Pinto de Carvalho

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciada (2014) e Bacharel (2014) em História pela mesma Instituição. 

Projeto de Pesquisa atual: As primeiras comunidades cristãs e suas fronteiras sociais: uma análise dos Evangelhos Canônicos e das Epístolas Paulinas. Financiamento: FAPEMIG.

Thiago Paschoal Perpétuo

É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Ouro Preto. Licenciado (2014) e Bacharel (2014) em História pela mesma Instituição. 

Projeto de Pesquisa atual: Saber médico, Poder e Sociedade no De Medicina, de Aulo Cornélio Celso. Financiamento: CAPES. 

Paulo Henrique Franco Cavalheiro

É mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É Graduado (2014) em Letras pela mesma Instituição. 

Projeto de Pesquisa atual: O animos conciliare ciceroniano na retratística tardo republicana. 

Juliana da Rosa

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É Licenciada (2014) e Bacharel (2014) em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Projeto de Pesquisa atual: Mostellaria: Tradução do Riso na Comédia do Fantasma de Plauto. 

Caroline Morato Martins

É graduanda em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS). É bolsista do Pograma de Iniciação Científica PIBIC.

Projeto de Pesquisa atual: Imagens da morte no Satyricon. Financiamento: CNPq

Gabriel Ismael Carrazzone Lacativa

É graduando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS). É bolsista do Pograma de Iniciação Científica PIBIC. 

Projeto de Pesquisa atual: Os temas e motivos da epigramática helenística na Elegia Erótica Romana: o entrecruzamento genérico entre epigrama e elegia e a poética clássica na esteira da emulação. Financiamento:FAPEMIG 

Caroline Coelho Fernandes

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. É Licenciada (2014) e Bacharel (2014) em História pela mesma Instituição. 

Projeto de Pesquisa atual: Religião, imagens e controvérsias. A importância da crise iconoclasta no Império Bizantino e seus fundamentos ideológicos (Séculos VIII e IX). Financiamento: CAPES.

Giovani Silveira Duarte

É graduando em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS). É bolsista do Pograma de Iniciação Científica PIBIC. 

Projeto de Pesquisa atual: Os Amores de Ovídio na tradução parafrástica de António Feliciano de Castilho. Financiamento: CAPES. 

É graduanda em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICHS). Foi aluna do curso de Tecnologia em Conservação e Restauração de Bens Imóveis, no o Instituto Federal Minas Gerais (IFMG). Participou do projeto de pesquisa sobre O Estilo Nacional Português na Região do Rio das Velhas, orientado pelo professor Alex Fernandes Bohrer. Atualmente é bolsista do Pograma de Iniciação Científica PIP. 

Projeto de Pesquisa atual: Suetônio Mimético: os retratos dos imperadores da dinastia júlio-claudiana. Financiamento: UFOP. 

Marice Aparecida Gonçalves

Deivid Valério Gaia

 

É Professor de História Antiga do Departamento de História e atua também junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel (2007) em História pela Université de Paris VIII - com diplomas revalidados pela Universidade de São Paulo. Mestre em História Econômica e Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2009) e Doutor (2013) pela mesma Instituição. Foi Professor Assistente de História Antiga na Universidade Federal do Pampa (2011-2012) e Professor Adjunto I na Universidade Federal de Pelotas (2012-2014).

Projeto de pesquisa atual: Crise financeira e econômica na Roma Imperial dos séculos II e III d.C. : a grande crise do século III.

 

Sarah Fernandes Lino de Azevedo

 

É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciada (2007) pela Universidade Federal de Ouro Preto Mestre (2011) em História pela mesma Instituição.

Projeto de pesquisa atual:  O adultério, a política imperial, e as relações de gênero em Roma (31a.C - 68d.C). Financiamento: CAPES.

bottom of page